terça-feira, 27 de setembro de 2016

10 feitos da exploração espacial mais inacreditáveis que a ida da Nasa à Lua

Se as pessoas que duvidam da ida de astronautas à Lua entendessem um pouco de astronomia elas iriam duvidar desses feitos:

1 – Primeiro satélite artificial, primeiro objeto a sair da Terra (1957) Roscosmos
A agência espacial da União Soviética lançou uma cápsula com antenas de transmissão que fazia apenas um "bip". Ela deu a volta ao planeta usando apenas o impulso inicial de lançamento. Qualquer pessoa com um equipamento de rádio amador podia capturar um sinal e perceber seu movimento. Os Estados Unidos ficaram espantados porque com essa tecnologia era possível lançar um míssil em qualquer lugar do mundo. Começou a Corrida Espacial.
Ilustração da Sputnik


2 – Primeiro pouso na Lua: Luna 9 – nave não tripulada (1966) Roscosmos
A URSS de novo chegou primeiro à lua, como na maioria das missões espaciais, com uma sonda não tripulada. As primeiras imagens da superfície da Lua são dessa sonda. Com ela deu pra saber que a atmosfera da Lua é zero. As imagens eram transmitidas por sinais de fax.
A superfície da Lua pela Luna 9

3 – Primeira nave não tripulada a alcançar um planeta: Venera 4 em Vênus (1965) Roscosmos
O número 4 já anuncia que houve três tentativas anteriores. As duas primeiras perderam o contato antes de chegarem ao planeta. A terceira foi destruída pela atmosfera ácida, quente e pesada como uma panela de pressão. A Venera 4 pousou e tirou uma foto antes de ser esmagada. A Nasa nunca teve sucesso em  pousar em Vênus.
Foto de Vênus antes da Venera derreter

4 – Primeiros humanos a contornarem a Lua - Apollo 10 (maio 1969 - dois meses antes da Apollo 11) Nasa.
A Roscosmos estava na frente na corrida espacial. A Nasa queria superar os muitos feitos da URSS com uma grande façanha: levar gente pra Lua. Mas antes de pousar era preciso saber se podiam orbitar e voltar. Foi a vez dos soviéticos ficarem impressionados, aí eles tiveram certeza de que a Nasa pousaria primeiro uma nave tripulada. 

Foto da Terra a partir da Apollo 10

5 –
Conexão da nave Apollo com a Soyuz, grande feito técnico e político (1975) Nasa e Roscosmos
Os dois países estavam praticamente em guerra, mas seus cientistas se conheciam e se admiravam. Planejaram conectar no espaço a nave russa com a dos Estados Unidos. O problema é que as escotilhas de encaixe foram construídas em continentes diferentes. Não foram testadas na Terra, o único teste já era o real. Claro que funcionou.
Ilustração da conexão das naves e da equipe

6 - A mais importante viagem de navegação espacial de toda a história: Voyager 1 e Voyager 2. Visitaram Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e suas luas. (Lançamento: 1977 -chegada a Júpiter: 1979). Nasa.
Com muita competência técnica os profissionais de navegação espacial planejaram uma rota que passaria pelos quatro planetas gigantes do nosso sistema. Mas não foi só isso, teve a enorme sorte de um alinhamento de planetas permitir que apenas duas naves se aproximassem muito dos planetas e suas dezenas de luas. Depois da missão cumprida, as sondas saíram do sistema e são nossas representantes mais distantes no Universo. 
A grande tempestade vista bem de perto

7 –
Estação Espacial Internacional, maior que um campo de futebol – (1998 até hoje) oito países envolvidos.
A coisa é tão grande que começaram a enviar os módulos (alguns do tamanho de um ônibus de viagem) em 1998 e até nesse ano ainda chegou mais um módulo. Mais pesquisas foram feitas lá do que nas oito viagens tripuladas à Lua.

Braço robô canadense, cápsulas Soyus russas, módulos japoneses e americanos 

9 – Jipe Robô Curiosity: Marte. (Ativo desde 2012) Nasa
O Wall-E de Marte é um queridinho das missões espaciais. É o terceiro robô com rodas enviado a Marte. A tecnologia de pouso permitiu esse veículo grande pousar íntegro. Ele escava, analisa materiais, fotografa e faz longas viagens com baterias solares.

Self

10 –
Pouso de uma sonda num cometa: Philae-Rosetta (2014) ESA.

Cara, pousaram uma sonda num cometa! 
Nunca vimos um cometa tão de perto