segunda-feira, 24 de março de 2014

Critico Dilma mas não quero golpe nem o PSDB

Critico Dilma muitas vezes e isso pode trazer algumas confusões de interpretação. Critico a presidenta porque acredito que o foco do governo em desenvolvimento está privilegiando os índices econômicos em detrimento da qualidade de vida das pessoas.

Para termos índices de crescimento é preciso que a população consuma. Consumir é mais importante que aprender. Por isso temos o número de shoppings crescendo mais que o de escolas.

Eu critico Dilma mas não apoio Aécio nem Eduardo Campos. Além disso, quero que ela conclua seu mandato e vá embora, tudo legalmente.

Apoio o Mais Médicos.
O sistema de cotas.
O Bolsa Família.
A Comissão da Verdade.
O Programa de Aquisição de Alimentos
O Enem.

Mas isso não basta. Os dois últimos podem ser permanentes, mas o restante precisa ser temporário. Precisa existir um prazo para que medidas estruturantes de justiça social compensem as desigualdades. Aí existiria compromisso do mandato em superar as diferenças.

Direitos humanos
Dilma só montou a comissão da verdade porque foi torturada. Para outras questões humanitárias ela não demonstra sensibilidade.
Abuso das polícias.
Morte e perseguição a índios (maior que nos governos Collor e FHC).
Presidiários e jovens infratores que se danem.
Ribeirinhos, retireiros, pantaneiros, jangadeiros... Os brasileiros mais integrados com a natureza atrapalham o governo Dilma.

Saúde
Os planos de saúde cobram cada vez mais caros. "Mas isso não é culpa do governo, é uma questão de mercado". O mercado se aquece com a falta de opção na saúde pública. Tem gente que nem sequer tem casa decente, mas precisa pagar plano de saúde porque o SUS não garante nada. na verdade garante uma longa espera.

Educação
Basta ver a qualidade das escolas e a qualidade do conhecimento dos jovens recém saídos delas. "Mas o Ideb melhorou..." Melhorou quanto? Em que ritmo? No ritmo do empurrar com a barriga. Enquanto isso o governo dá bolsas para os jovens e crianças estudarem em instituições privadas. Sim, escolas particulares recebem dinheiro do governo para aceitar estudantes carentes. E os que ficaram na escola pública, como ficam?
Ficam como as universidades públicas, de pires na mão procurando parceiros que queiram investir em pesquisa que gerem lucro.

Cultura
Com Lula os Pontos de Cultura fizeram uma grande diferença. O que aconteceu com Dilma? Esses novos aparelhos da sociedade se tornaram espaços de fisiologismo. Mais campanha pró-governo, menos cultura.

Transporte público
Não existiu programa de transporte público, nem com as manifestações. Houve uma promessa de 50 bilhões, mas ficou nisso. O único programa de transporte foi: compre seu carro. Com isso o trânsito quase parou. Até em cidades de 50 mil habitantes os trânsito está ruim.

Energia
É um problema ligado ao meio ambiente. Não vamos ter energia segura enquanto o local de produção de energia estiver tão longe do consumo. Mas as linhas de transmissão fazem parte de um esquema importante na política: pagamos caro para transmitir energia para empresas que um dia beneficiarão os partidos do governo que as contrata.

Privatização
Esse é um campo onde o PT tem mais contradição. Criticou as do PSDB e para fazer as suas até muda o nome pra concessão.

Distribuição de renda
Apesar do Bolsa Família as diferenças sociais só aumentam. Existe uma classe C que consome mais e por isso é considerada em ascensão social. Mas os ricos só ficam mais ricos.

Meio ambiente
Dilma é uma estúpida em meio ambiente. Não dá pra aliviar nesse caso. Até o desastre de Fukushima ela ainda mantinha os planos de construir cinco usinas nucleares no Nordeste.

Ética
Não vou ser louco de dizer que Dilma é mais corrupta que seus antecessores. Mas seu governo está cheio de casos de corrupção. Negociar voto em troca de benefício para um deputado já é corrupção. Preferir certas empresas visando retorno financeiro na eleição também é corrupção. Nisso o PT é igual ao PSDB.
Certamente a soma de dinheiro desviado, embolsado pelo PSDB é maior que o do PT. Mas chega de preferir quem rouba menos. Quero quem não rouba.

Na eleição para presidente votei em Dilma no segundo turno para Serra não vencer. Me arrependo. Estaria mais tranquilo se tivesse anulado.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Por que ver o novo Cosmos?

Ontem a noite vi o novo Cosmos de Neil deGrasse Tyson e fiquei contente com o resultado. A série começa exatamente no mesmo lugar que a original. Recomendo a todos que vejam.

Ateus, vejam as maravilhas que o conhecimento humano descobriu.
Cristãos, vejam o quanto a criação de Deus é muito maior do que você sabe.
Crianças, viajem pelo espaço por planetas estranhos.
Historiadores, percorram o caminho que a compreensão do Universo percorreu até o presente momento.
Pais, encontrem as respostas das perguntas dos seus filhos.

Quando li por aí que estavam fazendo uma nova edição da série, me perguntei: pra que? A série apresentada por Sagan é linda, todo o conhecimento sobre o Universo alcançável por leigos estava lá. Na verdade houve poucas descobertas impactantes que merecessem uma reedição. A principal é a descoberta de planetas fora do Sistema Solar.

Mas o novo Cosmos é muito rico em imagens. Somente do telescópio Hubble são 24 anos de trabalho. Um telescópio no espaço, sem atmosfera, tirando fotos dos corpos celestes mais distantes. Essas imagens estão em Cosmos e as da Estação Espacial Internacional também. Nenhum desses equipamentos existia quando Segan produziu, escreveu e apresentou Cosmos, no início dos 80.

Comparando com o antigo, o Cosmos de Neil deGrasse Tyson é mais pobre em poesia. Além disso, Sagan dava momentos de silêncio e contemplação, parecem bem propositais, para que as pessoas assimilassem as informações passadas.

Se o texto é mais pobre que o original, a nova versão compensa em ilustração, principalmente usando desenho animado e computação gráfica. Há muito mais informação por episódio. Isso é válido para esses tempos de maior velocidade, ainda mais considerando que até nas TVs, atualmente, podemos dar pause e comentar com a família.

Até perto do final do primeiro episódio eu achava que o programa estava OK. Neil é mesmo simpático e carismático, mas ele me ganhou quando contou da sua relação com Carl. Acariciar os fãs de Carl Sagan com as lembranças de quem era o mestre pode ter sido apenas uma estratégia para conquistar os espectadores mais resistentes. Mas era necessário. Um cara que ocupa o lugar do mestre deve respeitar a memória do mestre. Ele não apenas demonstrou isso mas praticamente fez uma declaração de amor a Carl.

Espero que o programa tenha o impacto desejado pelo seu criador. Desenvolver a admiração dos humanos pelo planeta que habitam. Lembrar a todos de que somos capazes de maldades terríveis, mas o conhecimento é a prova de que igualmente somos capazes de produzir maravilhas.












terça-feira, 18 de março de 2014

E o nariz de Anitta?



Então quer dizer que a poderosa Anitta não tinha uma auto-estima tão alta como cantava? Ela apareceu na TV com o nariz bem reduzido, o que resultou em piadas no Twitter, a chamando de nariz de capivara.
Goste ou não, Anitta é uma mulher bonita. Tem apenas 20 anos, ou pelo menos tinha da última vez que eu soube, pandeirão, pele morena... Mas até isso mudou. A morenice foi coberta com tinta loira.

Anitta e Valesca Popuzuda são de uma fase nova do funk de que eu não gosto. Eu chamo de Funk Ostentação de Auto-estima. "Desejo a todas inimigas vida longa. Pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória". Quem são as inimigas? Vitória em que?

Já as meninas do "show das poderosas, que descem e rebolam, afrontam as fogosas (só as que incomodam) expulsam as invejosas" e mostram que é muito feio ser periguete se não for da sua turma.

Há feministas que falam em empoderamento do sexo feminino nessas novas musas. Sim, existe. Mas também tem uma concorrência por atenção entre as mulheres. O que vale é brilhar mais, causar inveja. Sim, dizem que odeiam inveja (hoje em dia, pega bem falar "recalque") mas sentem orgulho quando a causam. Essa disputa entre mulheres também é nociva, porque considerar que todas as mulheres são inimigas? Quem ganha com isso? O machismo.

Se somar e subtrair, o machismo continua ocupando o mesmo espaço.

Voltando a Anitta, ela mudou seu nariz negro/índio/árabe para ficar mais fino. Mais europeu? Se considerarmos que ela ficou loira também, podemos dizer que sim. E aí eu pergunto: cadê aquela auto-confiança que afasta as inimigas apenas com a própria presença? Fake.

Nada demonstra mais insegurança que ficar afirmando o próprio poder. Isso reforça a ideia de que toda ostentação esconde um pinto pequeno ou alguma outra fraqueza.