segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rádio Resenha

Mega FM

Identidade
Segundo eles mesmos "a MEGA 95 FM é a mais jovem emissora de Cuiabá, e chegou com uma postura diferenciada, apostando numa programação popular para atingir o maior e melhor público ouvinte".

O estilo "popular" é o predominante nas rádios de Mato Grosso. É esse estilo que a Mega FM segue com todas as ferramentas que as rádios populares oferecem.

Na denominação "popular" está implicita uma futilidade comum a essas rádios. A seleção musical toca exatamente o que as outras rádios também tocam, sertanejo pop e romântico na maior parte do tempo.

Muitas vinhetas diferentes marcam o nome da rádio.

Dinâmica
A programação tem locutores bem falantes, no estilo FM tagarela. Mesmo as vozes mais graves são usadas em tons mais altos para dar a sensação de empolgação. Esse é um recurso e uma linha de alto extímulo auditivo, justamente por isso é fácil cansar dessa conversa acelerada.

Há promoções em lojas patrocinadoras, sorteios e prêmios. Durante a manhã e a tarde de audição havia uma repórter na Fernando Correa e um no Centro de Cuiabá. A distribuição de links pela cidade dá muita vida à programação, mas fica vazio se somente vender produtos.

Os programas têm propostas diferentes, mas na prática soam bem parecidos.

Recursos
Sorteios e interação fazem parte da programação. Os eventos promovidos pela rádio dipõem ingressos e convites.
Há uma enquete em que o ouvinte escolhe a melhor música entre duas. Todos os votantes concorrem a sorteios.

Humor
Spots de humor marcam a programação. A cada hora tem um spot com "As aventuras de Zezinho Gazolina", uma espécie de Nerso da Capitinga. Não é muito original por ser o típico caipira de humor e muitas piadas são bem gastas.

Diferencial
A rádio não tem. É sertaneja na maior parte do tempo, mas sem vínculo com a música ou com a cultura rural. É pop mas só toca o sucesso mais óbvio, a música de novela. Diferente da Centro América FM, que busca um segmento do público que se pensa culto, a Mega quer competir com quem já tem um público grande. É concorrente direta da Gazeta FM.

Site
Permite ouvir online, tem fotos dos artistas que mais tocam e o Top 10 bem visível. Permite pedir música, tem telefone, torpedos enviados, equipe de locutores com fotos...
O site parece muito bom, não pude avaliar a resposta às mensagens enviadas, mas espero completar essa informação no espaço de comentários do blog.

Pecados
Como a maioria das rádio, não se preocupa em dar oportunidade a artistas novos a não ser que já sejam sucesso. Prestigiar artistas locais também não é uma preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é azul.