sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate morno

Um resumão do primeiro debate dos presidenciáveis de 2010. Quem cantou a bola foi Diguilin:

Serra - se mostrou direitista careta e manipulador da verdade. Tem dados e conhecimento do governo, mas é a favor da concentração de renda claramente.
Marina - buscando valorizar as propostas e o debate ético, ficou "Poliana" como disse Plínio. Sem apontar fraquezas dos adversários não conseguiu destaque.
Dilma - nervosa, sem habilidade oral, desenvolvimentista no modelo antigo. Disse que a diversidade é aceitável, inclusive do tamanho das propriedades. Para ela diversidade é o mesmo que desigualdade.
Plínio - o candidato que apareceu melhor. Principalmente porque não aparecia nem na mídia nem nas conversas de rua como opção. Aproveitou bem batendo em todos, mas se mostrou também comunistinha simplista culpando o capitalismo por tudo, até pelos danos ambientais.

Vale lembrar que não é por ser de esquerda que alguém será mais ecologicamente correto. O governo Fernando Henrique criou mais Terras Indígenas que Lula. O pico de desmatamento foi no governo Lula. Os soviéticos causaram desastres ambientais de grandes proporções na busca do desenvolvimento sem limite. Hugo Chaves extimula o uso do petróleo na Venezuela.

Enquanto isso, Schwarzenegger, governador da Califórnia pelo Partido Republicano (o mais à direira), criou mecanismos de redução de emissões de carbono e quer investir na conservação de florestas no Brasil.

O meio ambiente é emergencial como a saúde ou a educação. Pensar em cuidar de um primeiro que do outro vai nos fazer perder biodiversidade pra sempre.

Pro debate ficar bom precisam ser mais agressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é azul.