segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ficha Limpa em votação amanhã

A campanha Ficha Limpa é uma iniciativa da sociedade civil para moralizar a política nacional. Parte de um princípio muito simples: quem está respondendo na justiça por algum crime não está apto a representar o povo em qualquer mandato.

Segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral serão impedidas de se candidatar:

Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições ate que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal; Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição e fugir de possíveis punições;

Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

A proposta é tão clara e honesta que não deveria haver resistência. Mas sendo nosso Congresso do jeito que é, recebeu o desdém de muito deputadozinho cínico.

Apesar disso a pressão popular está grande. A intenção era alcançar um milhão de assinaturas nas ruas e já passam de 1 milhão e 600 mil assinaturas. Desse jeito vai ficar muito feio votar contra. O projeto de lei será votado amanhã e precisa da nossa vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é azul.